sábado, 11 de abril de 2020

A natureza como recurso e a produção de lixo















Resumindo: 

Tipos de Lixo: 

  • Lixo doméstico: é aquele que as pessoas produzem em suas residências, principalmente de restos de alimentos, embalagens, papéis e plásticos.
  • Lixo comercial: gerado pelo comércio, principalmente papéis, papelões e plásticos.
  • Lixo industrial: originário das indústrias, é bastante variado, podendo conter restos de alimentos, madeiras, tecidos, couros, metais, produtos químicos e outros.
  • Lixo hospitalar: oriundo de instalações hospitalares e farmácias, compreende seringas, vidros de remédios, algodão, gaze, órgãos humanos, etc. É um tipo de lixo muito perigoso e deve ter um tratamento diferenciado.
  • Lixo urbano: tem origem na coleta de lixo existente nas cidades, principalmente folhas e galhos de árvores, papéis, plásticos, entulhos de construção, terras, animais mortos, madeiras e móveis danificados.
  • Lixo nuclear: oriundo de atividades que envolvam produtos radioativos, exige um tratamento extremamente diferenciado e complexo.
Destinação do Lixo: 

Os lixos doméstico, comercial, urbano, hospitalar e parte do lixo industrial podem ter alguns destinos, a saber:
Lixão: 


Características: O lixo é depositado em grandes áreas a céu aberto, sem qualquer tratamento.

Vantagens: É de implantação mais simples e mais barata. 

Desvantagens: Expõe o solo e os lençóis freáticos à poluição, implicando em efeitos nocivos de longa duração. As áreas contaminadas se transformam em focos transmissores de doenças.

Aterro sanitário: Esquema de funcionamento de um aterro sanitário.

Características: O lixo continua a ser depositado numa grande área, mas que é preparada adequadamente. Cada camada de lixo é sucessivamente coberta por uma camada de terra. O solo é impermeabilizado e existem sistemas de drenagem de chorume e de queima de gases. Quando o aterro chega no seu limite, ele é encerrado, com as devidas precauções técnicas e ambientais.

Vantagens: Permite um manuseio mais sustentável do lixo produzido. A área é projetada e operada de forma a ser a menor possível.

Desvantagens: Exige planejamento para seu projeto e capacidade técnica para a sua operação. É de implantação mais custosa que o lixão.

Usina de incineração de lixo.




Características: O lixo é queimado a altas temperaturas (de 800 a 1.000º C), até que se reduza a cinzas. É o destino adequado do lixo hospitalar.

Vantagens: Grande redução do volume de lixo (até 90% do volume). A energia da queima da lixo pode ser aproveitada para aquecimento ou para a produção de energia elétrica. Gera detritos sólidos e gases estéreis que não contribuem para a poluição ambiental.

Desvantagens: Alternativa bastante cara e de operação sofisticada.


Atividades: 




Nenhum comentário:

Postar um comentário