sexta-feira, 10 de abril de 2020

Tempos Modernos, filme de Charles Chaplin


Tempos Modernos é um obra cinematográfica de 1936 idealizada por Charles Chaplin. O filme se tornou um clássico do cinema e é um dos mais conhecidos do cineasta.
O personagem principal é Carlitos, interpretado também por Chaplin. Essa figura pitoresca, que é a marca registrada do artista, está presente na maior parte de seus filmes.
Carlitos é uma homem do povo. Ele consegue misturar humor com ingenuidade e lirismo de forma brilhante, sendo assim uma espécie de clown, ou palhaço.

Resumo de Tempo Modernos

Tempos Modernos narra a vida de um trabalhador comum, um homem que está em busca de se estabelecer tanto profissionalmente quanto como indivíduo em uma sociedade cheia de inovações tecnológicas e contradições.
A história começa com Carlitos sendo operário em uma fábrica. Lá, o trabalho é cansativo e alienante e sua única função é rosquear pares de parafusos.

tempos modernos
O homem não se adapta à atividade repetitiva e às exigências do chefe, sempre cobrando por produtividade e desempenho.
O filme retrata a preocupação e a disposição dos donos dos meio de produção em conseguirem cada vez mais lucro às custas dos trabalhadores.
Tal fato fica evidente na cena em que Carlitos é obrigado a testar uma "máquina de alimentação", que segundo seus inventores iria "facilitar" a hora do almoço dos funcionários.
Na verdade, era um aparato que prometia "alimentar" os operários enquanto eles continuavam executando suas tarefas nas fábricas. Obviamente, a invenção não funciona direito, o que rende uma interpretação engraçadíssima de Chaplin.
carlitos
Outra passagem importante na fábrica é quando Carlitos fica desnorteado com o trabalho e acaba sendo "engolido" pela máquina e entrando nas suas engrenagens, o que mostra a desumanização do homem na época, quase como se fosse uma peça mecânica.
Depois desse acontecimento, Carlitos sofre uma crise nervosa e é mandado embora. O homem então liga-se a um protesto de rua e acaba preso, o que demonstra a repressão aos movimentos sociais.
tempos modernos chaplin
Na penitenciária, ele ingere drogas acidentalmente mas consegue ser liberado. O homem então vai em busca de outro emprego e consegue um posto como segurança de uma loja de departamentos, mas logo é despedido.
Carlitos conhece Ellen, uma jovem que estava em situação igualmente precária e roubava comida para sobreviver. Os dois se apaixonam, mas logo ele envolve-se novamente em uma confusão e vai preso novamente.
Ao sair da cadeia, eles se reencontram e, nessa altura, a moça trabalhava como dançarina em um café. Ela consegue um emprego para Carlitos como garçom mas, além disso, ele também faz apresentações para os clientes.
carlitos dançando
Ellen é considerada criminosa por vadiagem e passa a ser procurada pela polícia. Nesse momento, Carlitos se une a ela e os dois partem em busca melhores condições de vida.

Contexto histórico de Tempos Modernos

O filme se passa na década de 30, logo após a "Grande Depressão", ou crise de 29. Nessa época, houve uma recessão no capitalismo, a quebra da bolsa de valores de Nova York e outras tensões sociais que culminaram em grandes taxas de desemprego, fome e miséria.
Paralelamente a isso, havia também um crescimento tecnológico importante, a chamada "modernidade". As fábricas estavam desenvolvendo sistemas de produção a fim de otimizar o tempo de trabalho e produção dos operários.
O taylorismo e o fordismo foram algumas das estratégias da burguesia para esse fim. Nesses sistemas, os trabalhadores realizam apenas uma tarefa nas fábricas, aumentando a produtividade e lucro do patrões, mas ficando alienados do processo de construção dos produtos. Esse é um conceito histórico bastante explorado no filme e pode ser um bom exemplo em sala de aula.
Nessa época, também ocorriam diversas inquietações políticas e sociais que tiveram como consequência a Segunda Guerra Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário