sexta-feira, 10 de abril de 2020

A paisagem e os períodos técnicos

Da janela lateral do quarto de dormir
Vejo uma igreja, um sinal de glória
Vejo um muro branco e um voo pássaro
Vejo uma grade, um velho sinal...
 Composição: Lô Borges e Fernando Brant

O geógrafo considera a Paisagem com tudo aquilo que é perceptível através dos sentidos (visão, olfato, tato e audição) e está em constante processo de modificação, sendo adaptada conforme as atividades humanas.

Evolução da Paisagem


Cidade de Essen, Alemanha em uma gravura do século XVIII, que retrata a paisagem rural da época.No detalhe circulado está a torre da igreja que se destaca entre o marrom dos telhados.


Cidade de Essen, Alemanha em uma foto em preto e branco do final do século XIX, que retrata a paisagem industrial representada pelas inúmeras chaminés e suas colunas de fumaça.No detalhe circulado está a torre da igreja ofuscada pela fumaça das chaminés..














Cidade de Essen, Alemanha em uma foto colorida da década de 1990, onde podemos observar as inúmeras mudanças em relação as imagens anteriores, com destaque a verticalização (prédios).No detalhe circulado está a torre da igreja que resistiu as mudanças ao longo do tempo.

A paisagem é um dos objetos de análise da Geografia, sendo constituída através das relações do homem com o espaço natural. Sua observação é importante, pois retrata as relações sociais estabelecidas em um determinado local e tempo, onde cada observador seleciona as imagens que achar mais relevantes, portanto, diferentes pessoas enxergam diferentes paisagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário