sexta-feira, 10 de abril de 2020

Atividades - Roteiro de Atividades - Módulo 2 - Atividade 6 – O que aconteceria se o lixo de nossas casas não fosse retirado? (Páginas:120/122)

Prof. Claudemir Mazucheli – Geografia

Roteiro de Atividades Módulo 2Atividade 6 – O que aconteceria se o lixo de nossas casas não fosse retirado?
(Páginas:120/122)
 

Conteúdos:
·A produção de lixo
·Os caminhos do lixo
·Reaproveitando o lixo
·A relação entre lixo e consumo
·Documentário – Ilha das Flores

Atividades:
Acesse os vídeos e os textos que estão listados abaixo e responda as questões que seguem:

1  A natureza como recurso e a produção de lixo 
Texto 1 – Prof. Mazucheli – 
A natureza como recurso e a produção de lixo

https://profcmazucheli8anos.blogspot.com/2020/04/a-natureza-como-recurso-e-producao-de.html

Atividade 1Responder as questões ( 1 à 11 ) e a atividade com mapas do material acima.   


2 – O que aconteceria se você guardasse todo lixo que você produzisse por 4 anos? 

Texto 1 – Megacurioso – Surpreendente série fotográfica mostra quanto lixo podemos gerar em 4 anos.  - https://m.megacurioso.com.br/mundo-verde/102954-surpreendente-serie-fotografica-mostra-quanto-lixo-podemos-gerar-em-4-anos.htm

Texto 2 – worldphoto -3rd Place, Antoine Repesse, France -https://www.worldphoto.org/pt/sony-world-photography-awards/winners-galleries/2016/professional/winners/campaign/3rd-place-antoine

Texto 3 - Lixo no Brasil, um problema ainda longe da solução 

https://marsemfim.com.br/lixo-no-brasil-um-problema-ainda-longe-da-solucao/

Texto 4 – Trilhas de aprendizagens - Atividade 6 - O que aconteceria se o lixo de nossas casas não fosse retirado (página 120) -
https://profcmazucheli8anos.blogspot.com/2020/04/atividade-6-o-que-aconteceria-se-o-lixo.html

Atividades 2 -  Páginas 121 e 122 - (Atividades 6)  - do caderno de atividades "Trilhas de Aprendizagens"(Texto 4 – acima)  – Responder as questões propostas no caderno.  


3 – Análise de audiovisual – Ilha das Flores

Documentário - Ilha das Flores: 

https://profcmazucheli8anos.blogspot.com/2020/04/documentario-ilhas-das-flores.html

Texto 1 – G1 - Lixo da Ceasa alimenta famílias inteiras na Grande Vitória: 

http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2015/11/lixo-da-ceasa-alimenta-familias-inteiras-na-grande-vitoria.html

Texto 2 – G1 - Alimentos descartados pela Ceagesp dariam para fornecer merenda a 305 mil alunos ou alimentar presos por 2 semanas: 

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/02/13/alimentos-descartados-pela-ceagesp-dariam-para-fornecer-merenda-a-305-mil-alunos-ou-alimentar-presos-por-2-semanas.ghtml

Atividade 3 – Assista ao documentário “Ilha das Flores” leia os textos 1 e 2 e responda as questões abaixo:

Questões:
a) Qual é o trajeto percorrido pelo tomate do Sr. Suzuki ao longo de todo o filme?
b) Qual o percurso do lixo ao longo do enredo?c) Quais são os problemas que o lixo depositado em locais inadequados podem provocar nos solos, nos rios, e nas pessoas?
d) A realidade expressa pelo filme é comum somente na região da Ilha das Flores ou essa realidade também ocorre na cidade de São Paulo?
e ) Construa soluções para os problemas expostos no filme: lixo, a desigualdade social e a miséria.
f) Citar onde está localizada a Ilha das Flores: (região, estado e cidade) 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário