Atividades - Roteiro de Atividades - Módulo 2 - Atividade 6 – O que aconteceria se o lixo de nossas casas não fosse retirado? (Páginas:120/122)
Prof.
Claudemir Mazucheli – Geografia
Roteiro
de Atividades Módulo 2Atividade 6 – O que aconteceria se o
lixo de nossas casas não fosse retirado?
(Páginas:120/122)
Conteúdos:
·A produção de
lixo
·Os caminhos do
lixo
·Reaproveitando o
lixo
·A relação entre
lixo e consumo
·Documentário –
Ilha das Flores
Atividades:
Acesse os vídeos e os
textos que estão listados abaixo e responda as questões que seguem:
1 – A natureza como recurso e a produção de lixo
Texto 1 – Prof. Mazucheli – A natureza como recurso e a produção de lixo
Atividade 1 : Responder
as questões ( 1 à 11 ) e a atividade com mapas do material acima.
2 – O que aconteceria se você guardasse todo
lixo que você produzisse por 4 anos?
Texto 3 - Lixo no Brasil, um problema ainda longe da
solução
Atividades 2 - Páginas 121 e 122 - (Atividades 6) - do caderno
de atividades "Trilhas de Aprendizagens"(Texto 4 – acima) – Responder as questões propostas no
caderno.
3 – Análise de audiovisual – Ilha das Flores
Documentário - Ilha das Flores:
Texto 1 – G1 - Lixo
da Ceasa alimenta famílias inteiras na Grande Vitória:
Texto 2 – G1 - Alimentos descartados
pela Ceagesp dariam para fornecer merenda a 305 mil alunos ou alimentar presos
por 2 semanas:
Atividade 3 – Assista ao documentário
“Ilha das Flores” leia os textos 1 e 2 e responda as questões abaixo:
Questões:
a) Qual é o trajeto
percorrido pelo tomate do Sr. Suzuki ao longo de todo o filme?
b) Qual o percurso do
lixo ao longo do enredo?c) Quais são os
problemas que o lixo depositado em locais inadequados podem provocar nos solos,
nos rios, e nas pessoas?
d) A realidade
expressa pelo filme é comum somente na região da Ilha das Flores ou essa
realidade também ocorre na cidade de São Paulo?
e ) Construa soluções para os problemas
expostos no filme: lixo, a desigualdade social e a miséria.
f) Citar onde está localizada a Ilha das
Flores: (região, estado e cidade)
Nenhum comentário:
Postar um comentário